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De saída, um dos maiores desafios para quem está começando seu negócio online é encontrar um bom fornecedor dropshipping, que contribua com seus processos internos de venda e que possa estabelecer uma parceria valiosa para a sua nova loja e seus clientes

Com o crescimento cada vez mais significativo do mercado digital é natural que o interesse por ter uma loja online se torne parte dos planos das mais diversas pessoas, como forma de aproveitar as dinâmicas de consumo que se estabeleceram sobretudo com a pandemia.

No entanto, para quem está começando a estudar esse modelo de negócio, a possibilidade de ter de lidar com estoque, compras volumosas e, ainda, com o tempo de transporte dos produtos da origem até a sua loja pode ser bastante desanimador. 

Assim, como uma forma de lidar de forma mais positiva e, sobretudo, propositiva com essas demandas, o dropshipping passou a figurar como uma alternativa para lidar com o tempo e com o investimento necessário para que seja formado um estoque de produtos para uma loja.

Mas o que é o dropshipping? Como encontrar o melhor fornecedor dropshipping para a sua loja? 

Te convido, agora, para saber um pouco mais sobre essa forma de fazer negócios e como ela pode mudar a realidade da sua empresa!

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O que é um fornecedor dropshipping?

Um fornecedor dropshipping é qualquer empresa com perfil de fornecedor de produtos, como por exemplo, atacadistas, distribuidores, importadores, fabricantes, etc, que, em parceria com o seu negócio, faz o envio dos produtos adquiridos por você diretamente para a casa do seu cliente.

Essa é uma modalidade bastante simples de fazer negócios online, uma vez que:

  • Você, em sua loja digital, cria uma vitrine virtual com os produtos selecionados por múltiplos fornecedores, nacionais e internacionais;
  • O seu cliente adquire os seus produtos;
  • Você aciona e paga o seu fornecedor dropshipping, que faz o envio do produto adquirido pelo seu cliente diretamente para o endereço informado por ele.

Nessa relação, tanto você quanto o seu fornecedor saem ganhando, uma vez que ambos acabam por ter vendas concretizadas através de uma única compra: a do seu cliente. 

encontrar fornecedor dropshipping

Como encontrar fornecedores para dropshipping?

Na prática, toda e qualquer empresa B2B (empresa que fornece para outra empresa) pode ser uma fornecedora para dropshipping, uma vez que você realizará compras em sua parceira redirecionando o envio diretamente para o endereço fornecido pelo seu cliente no ato da compra.

Assim, o que é preciso saber a respeito de um fornecedor de dropshipping para torná-lo um parceiro para a sua loja virtual?

Saiba, agora, como encontrar fornecedores para dropshipping de um jeito bastante simples!

De que forma é melhor adquirir produtos para o seu segmento?

Estudar de forma aprofundada a cadeia de produção dos produtos que você deseja comercializar é fundamental para qualquer tipo de loja online, seja ela focada em estoque ou em dropshipping.

Para isso é preciso compreender de que forma o atacadista funciona, se é melhor encontrar um fabricante, se existe um importador ou mesmo um distribuidor exclusivo em nosso país ou se a comercialização é totalmente livre – inclusive de registros como na Anatel, por exemplo.

Diante dessas informações é possível definir qual será a sua estratégia de compra e se ela requererá algum outro artifício, como licenças ou mesmo alguma burocracia relacionada à legalização da sua operação.

Para além disso, vale sempre a pena começar com atacadistas de menor porte, para que você possa lidar melhor com eventuais necessidades a respeito de compras mínimas – em que o parceiro reserva peças excedentes para as suas futuras compras – e, sobretudo, com o preço mais facilitado.

escolher produtos de fornecedor dropshipping

Sempre experimente todos os produtos que você for anunciar em sua loja

A sua loja deve ser uma vitrine de produtos de qualidade, elaborados por profissionais e por empresas gabaritadas e que têm como proposta elevar a experiências dos seus clientes.

Para que você se certifique dessa qualidade em sua loja, é fundamental que você experimente absolutamente todos os produtos que possa ter, sejam eles os mais diversos que forem.

Dessa forma, você assegura que seu cliente terá uma experiência de compra mais positiva e, ainda, evita prejuízos com reenvios, com trocas e, ainda, preserva a boa imagem que a sua loja tem de construir ao longo de sua existência na web.

Faça contatos com outros lojistas da modalidade de dropshipping e encontre novos fornecedores

Com um mercado bastante aquecido, é comum encontrarmos em grupos de interação em mídias sociais a presença de diversos fornecedores de produtos para a comercialização em lojas voltadas para o dropshipping.

Participar desses grupos pode trazer experiências e conhecimentos que enriquecerão sua loja, permitindo que você tenha melhores opções para negócios futuros, além de fazer trocas significativas, ensinando e aprendendo junto com outros membros.

Dessa forma, também é possível ter, de forma bastante direta, acesso às lojas de excelentes fornecedores, tanto do mercado interno quanto do mercado externo, encurtando caminhos que antes pareciam ser difíceis de se vencer.

Busque pelas mais diversas publicações comerciais da sua área de atuação

Conforme você pode ver até aqui, quando se trata de dropshipping o que mais temos de levar em conta é a informação e a qualidade dela. 

Por conta disso, fazer a assinatura de jornais e equipamentos de mídia e representação do seu setor é fundamental para que você possa conhecer fornecedores dos mais variados tipos, aumentando, dessa forma, as suas possibilidades de estabelecer parcerias de valor. 

Além disso, os conteúdos que essas publicações setoriais trazem também são interessantes para quem busca por formas mais eficientes de administrar um negócio, espelhando-se também em empresas já consistentes no mercado.

Assim, consumir esse tipo de informação contribui com a sua empresa em duas frentes: te ajuda a encontrar melhores fornecedores e produtos e, ainda, te traz ensinamentos importantes sobre a administração de empresas do seu mesmo nicho de mercado.

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Nem sempre tudo dará certo de primeira e é preciso aprender com as escolhas positivas e negativas

E isso vale para qualquer tipo de negócio, seja ele digital, presencial, voltado para a venda ou para a prestação de serviços.

Quando se trata desse formato de loja, o fornecedor dropshipping necessita ser absolutamente comprometido e correto em seus serviços, mas nem sempre encontramos esse tipo de empresa em nosso caminho, o que é, verdadeiramente, uma pena.

No entanto, é sempre fundamental que assumamos o risco, tanto de ganhar com a nossa loja quanto de perder com ela, incluindo os riscos de errar e de acertar – e muito -, o que deve ser sempre o foco de qualquer tipo de negócio.

dicas para encontrar fornecedor dropshipping

Dicas para saber se um fornecedor dropshipping é confiável

Seja no momento de adquirir um produto, seja no momento de pactuar um serviço, é fundamental que nós nos cerquemos de alguns cuidados que podem ser decisivos para assegurar a qualidade dessa relação comercial.

Assim, mais do que buscarmos por um fornecedor de produtos para a nossa loja que atue na modalidade de dropshipping, temos de buscar um parceiro comercial, que esteja sempre disposto e apto a lidar com a complexidade e qualidade do serviço que nós desejamos ofertar aos nossos clientes.

Portanto, é fundamental que antes de escolher um fornecedor dropshipping você tome algumas medidas de precaução, como verificar questões de qualidade de atendimento, rapidez de envio, liberação de código de rastreio e, ainda, se o mercado também pode atestar a qualidade da empresa parceira.

Diante disso, no momento de escolher um fornecedor dropshipping e saber se ele é confiável, é essencial estar atento a:

Avaliações realizadas por clientes 

Analisar de forma bastante criteriosa as avaliações já realizadas por outros clientes para a empresa que você busca estabelecer uma parceria para que seja seu fornecedor dropshipping é uma excelente maneira de validá-la ou não.

Busque por informações em grupos de discussão voltados para o tema, bem como em meios como plataformas dedicadas ao comércio de produtos em atacado, seja no cenário internacional, seja no cenário nacional.

Dessa maneira é possível verificar a qualidade dos serviços do seu fornecedor, sobretudo se ele pode ser considerado uma escolha segura para a sua loja, ainda mais se você está dando início ao seu projeto.

Lembre-se sempre de que, ainda que seja outra empresa aquela que irá fazer com que o envio e a entrega ocorram para o seu cliente, você é responsável por toda a cadeia de atendimento da sua loja.

Isso exige, por sua vez, uma escolha bastante criteriosa no momento de definir um fornecedor dropshipping, sobretudo para que as suas avaliações no mercado sejam sempre as mais bem qualificadas.

Qualidade dos produtos enviados

Assegurar que os produtos enviados pelo seu fornecedor dropshipping sejam exatamente iguais àqueles anunciados por ele é essencial para que você possa ter credibilidade no mercado de e-commerce, que costuma ser bastante crítico e exigente quando se trata de qualidade. 

Para isso, é sempre recomendado que você faça alguns testes antes de iniciar os negócios e tratativas com o fornecedor, verificando se os produtos enviados são realmente compatíveis com o anunciado.

Isso também permite que você possa fazer copys mais realistas para o seu site, melhorando o engajamento do seu público consumidor.

Rapidez e transparência no serviço de envio

Um dos pontos mais críticos no trabalho com dropshipping diz respeito aos envios internacionais, que costumam ser mais demorados e que nem sempre contam com códigos de rastreio precisos para enviar para o seu comprador.

Assim, é essencial poder contar com um fornecedor dropshipping que compreenda essa necessidade do mercado brasileiro e cumpra com as suas demandas de forma bastante correta, fornecendo código de rastreio válido e envio imediato sempre que for possível. 

Fornecedores dropshipping nacional x internacional

O dropshipping esteve por muito tempo associado àquelas empresas que não comunicavam aos seus clientes que o produto por eles adquiridos não estava no Brasil.

Assim, uma compra que esperava-se chegar de forma rápida, acabava por levar meses até estar na casa do consumidor e, ainda, nem sempre era aquilo que fora vendido e que fora adquirido.

Por conta disso, as empresas buscaram por aprimoramento, diminuindo o risco de sua exposição. Assim, hoje é possível encontrar boas empresas no Brasil que atuam enquanto fornecedores dropshipping, que acabam por ganhar em prazo, mas nem sempre em preço.

Portanto, no momento de decidir entre um fornecedor nacional ou internacional avalie questões como prazo e valores relacionados ao produto e à entrega para ter um resultado que possa contribuir com a sua decisão e, sobretudo, com a qualidade no atendimento ao seu cliente. 

Quais marketplaces aceitam dropshipping?

Se você deseja fazer negócios em outros canais de venda além do seu próprio e-commerce, é fundamental que você fique de olho em quais são os marketplaces que aceitam que você atue em dropshipping:

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Shopee
  • Magalu;
  • B2W – Submarino e Americanas;
  • Ponto Frio;
  • Elo7.

Para todos estes marketplaces citados acima, ainda que você seja sempre claro em falar que se trata de um produto internacional, no caso de um movimento de importação para o dropshipping ou que é enviado por terceiro, no caso de dropshipping nacional, não é uma prática bem vista por eles porque o que mais conta é a experiência do cliente ao comprar online.

Quando se permite que vendedores trabalhem com estoque que eles não possuem nas mãos, logo o controle de alguns processos como o de enviar o produto para o cliente no prazo determinado por esses canais fica comprometido, além de outros pontos de atenção para o lojista revendedor como, por exemplo, o cálculo correto do frete quando se tem fornecedores em diferentes regiões do país.

Mas isso é um assunto que por si só já rende um outro artigo!        

Riscos de escolher o fornecedor dropshipping errado!

Sem dúvida, um dos principais riscos de se escolher um fornecedor dropshipping errado para o seu e-commerce está relacionado ao fato de que você pode, simplesmente, ficar sem ter como atender ao seu cliente, resultando em uma avaliação ruim por parte dele.

Assim, é essencial que você foque em testes, acima de qualquer outro ponto. Teste os mais diversos fornecedores antes de bater o martelo sobre qual será o seu parceiro e produto a ser vendido. 

Plataforma que conecta você com os melhores fornecedores de dropshipping

Se você está se perguntando agora como encontrar de fato os melhores fornecedores de dropshipping para a sua loja, você está, sem dúvida, começando a trilhar o seu caminho em sua independência financeira e em seu próprio negócio.

E a Vendaecia te ajuda nisso.

Nós contamos com uma plataforma exclusiva em que você pode encontrar, de forma já categorizada, produtos de fornecedores tanto nacionais quanto internacionais para o seu dropshipping.

Quer saber mais? Acesse agora a Vendaecia e saiba tudo sobre dropshipping!

Conclusão

Encontrar um bom fornecedor dropshipping para a sua loja digital pode ser um desafio, sobretudo quando se trata de decidir entre uma empresa parceira nacional ou internacional.

No entanto, esse é um passo que precisa ser dado por qualquer empreendedor que tenha como princípio a otimização dos seus recursos de tempo e, ainda, de trabalhar sem a necessidade de ter um grande estoque para suprir suas vendas.

Marcelo Paiva

Author Marcelo Paiva

Diretor de Operações - Vendaecia | Diretor ABComm | Agente E-Commerce Brasil | Co Fundador da Afinz Venda+

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