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Está interessado em abrir um e-commerce? Saiba: agora chegou a hora de aprender a como vender no marketplace, aumentar a exposição da sua empresa, dos seus produtos e, ainda, lucrar muito mais!

Imagine-se em um shopping, com várias empresas ao seu redor e com uma vasta carta de opções pelas quais você pode se interessar, comprar, consumir, se alimentar.

É exatamente dessa forma que funciona um marketplace: um ambiente online em que seus produtos podem ficar expostos, atraindo a atenção – e disputando-a – com centenas de outros lojistas.

Neles, quem tem uma boa reputação, bom preço e, sem dúvida, poder de atrair a atenção do consumidor, acaba por ganhar e fazer a sua marca crescer dia após dia, e, ainda, pode também atrair a atenção desse consumidor para o seu próprio site.

Se você tem uma postura ousada e quer fazer a sua marca acontecer em um ambiente como esse, chegou a hora de aprender tudo sobre como vender no marketplace, alavancar a sua marca e conquistar o seu sucesso mais do que merecido!

Veja, agora, 10 passos para aprender a como vender no marketplace de forma simples!

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Como vender no marketplace: 10 passos práticos para começar!

Sabemos que começar um negócio próprio pode ser muito desafiador. 

Por isso, preparamos dez dicas para que você saiba tudo sobre como vender no marketplace, aumentar a visibilidade da sua loja e alcançar o sucesso mais do que desejado que você quer ter com o seu novo negócio!

É necessário ter uma loja virtual para vender no marketplace?

Sim e não. Vamos explicar agora o porquê.

Vender no marketplace deve ser encarado de forma diferente do que vender em seu próprio site, tanto porque, nele, a concorrência é maior, quanto porque, nele, sua loja estará alocada em uma grande loja do varejo. 

No entanto, são muitos os marketplaces que, já no momento do cadastro da sua loja, pedirão se você tem um site para que possam conhecer seu negócio e como ele funciona atualmente.

Por isso, ainda que o seu canal de vendas principal venha a se tornar o marketplace, é fundamental que você tenha um site, que seja completo, moderno, bonito, responsivo e que, ainda, tenha muita informação sobre o que e quem a sua empresa é.

Portanto, mãos à obra: construa um site bonito, que possa expor seus produtos de forma eficiente e, porque não, atraia público.

Assim você pode testar quais são os produtos que mais vendem, a sua forma de lidar com os processos todos relacionados à venda, logística e pós-venda e, ainda, treinar para o próximo momento: como vender no marketplace de forma eficiente!

Leia também: Como Montar Um E-Commerce Do ZERO [9 Etapas Simples]

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Tenha a sua empresa aberta e regulamentada

Ainda que alguns marketplaces permitam que pessoas físicas abram suas contas de vendedores, em sua maioria, os maiores marketplaces exigirão uma conta de pessoa jurídica regulamentada – CNPJ, endereço fiscal, conta jurídica e, ainda, contrato social, quando uma sociedade.

Nesses casos, ter a documentação em dia garante que você estará uns passos à frente no momento de fazer o seu cadastro, e, ainda, assegurará que você tenha uma aprovação mais rápida.

Assim, antes de abrir a sua empresa, é ideal que você consulte regimes tributários, verifique todo o ordenamento jurídico da sua opção e mantenha seus impostos em dia.

Essas ações evitarão surpresas futuras, permitirão que você emita notas fiscais – essenciais para como vender no marketplace – e, ainda, tornarão seu negócio muito mais robusto e, certamente, muito mais profissional. 

Escolha cada um dos produtos que você irá vender e prepare-os!

A preparação de um produto para ser vendido em um marketplace é fundamental e consiste em:

  • Ter sido testado anteriormente – sobretudo nos casos de dropshipping, é fundamental que você esteja certo da qualidade do seu produto, uma vez que você dependerá das avaliações dos seus clientes para fazer a sua marca crescer e se tornar competitiva;
  • Criar uma boa copy e um título único – fuja do que é genérico e ofereça sempre qualidade associada à inovação, sobretudo porque em marketplaces a concorrência por produtos é muito grande;
  • Forneça informações precisas sobre o que será vendido – seus consumidores querem e dependem das informações que você fornece para que possam fazer suas compras com mais segurança. Portanto, não economize na hora de falar dos seus produtos!;
  • Seja sempre original – busque por ofertar algo novo, diferente de tudo que já é feito nos marketplaces. Estude bons produtos e boas copys, esteja antenado às novidades e às inovações do mercado!

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Estude os marketplaces em que você deseja entrar

Estudar de forma aprofundada cada marketplace em que você deseja entrar é fundamental para que a sua empresa possa funcionar de forma adequada e, principalmente, para que você possa saber tudo o que te espera em relação ao seu novo trabalho.

O primeiro dos pontos que chamamos a atenção é se a plataforma aceita ou não que você trabalhe com dropshipping, ou se aceita somente que produtos com estoque físico sejam comercializados.

A partir disso, você já pode ter uma boa noção da sua forma de operação e, ainda mais importante, verificar qual o investimento que terá de ser realizado.

Outro ponto essencial sobre esse estudo é analisar a forma de repasses financeiros, uma vez que cada empresa tem um tipo de faturamento diferenciado e o tempo de repasse também pode ser alterado.

A partir dessas observações, você precisa verificar se essa forma de trabalho cabe na sua dinâmica de contas a receber e a pagar, podendo, então, definir se as vendas por meio dessa plataforma são ou não viáveis.

Outro aspecto fundamental dessa dinâmica diz respeito às formas de envio que a plataforma aceita, uma vez que muitas delas exigirão postagem em até 24 horas após a compensação do pagamento realizado pelo seu cliente.

Leia também: As Melhores Plataformas De E-Commerce [+ Funcionalidades]

Cadastre seus produtos no marketplace

Alguns marketplaces exigirão que você cadastre seus produtos via ERP ou plataforma parceira, como a Vendaecia

Verificar qual a metodologia utilizada pelo marketplace em que você deseja ingressar é fundamental nessa etapa do seu projeto sobre como vender no marketplace e deve ser estudada de forma rigorosa antes de fazer seu primeiro envio.

Se a sua plataforma escolhida permite o cadastro direto, é hora de caprichar!

Coloque muitas fotos dos seus produtos em diversos ângulos, se possível for coloque vídeos e deixe a sua página muito atraente, respeitando os limites impostos por cada marketplace de forma individualizada.

Dessa forma, você se torna mais competitivo, mais chamativo e, certamente, muito mais buscado e visto pelos consumidores em potencial.

Outro ponto dessa decisão diz respeito ao método de cadastramento. Se for vinculado por uma plataforma parceira ou por um ERP, sincronize preços e estoque, permitindo que você possa fazer as suas vendas de forma muito mais descomplicada e ativa.

Verifique a possibilidade de fazer anúncios nas plataformas e saia na frente da sua concorrência!

Algumas plataformas disponibilizam para seus vendedores os chamados ads, anúncios ou patrocínios, que fazem com que as suas ofertas ocupem posição de destaque em suas buscas relacionadas. 

Dessa forma, você pode alcançar um público maior, mais qualificado e, certamente, mais disposto a adquirir seus produtos.

No entanto, lembre-se sempre que esse investimento deve ser cuidadosamente planejado, uma vez que interfere no lucro final da sua loja e de cada item vendido.

Ainda assim, essa é uma forma de alcançar e converter mais vendas, sobretudo por fazer com que a busca dos seus consumidores encontre rapidamente a sua loja, que sempre ficará com um destaque.

Uma estratégia igualmente positiva é utilizar os anúncios para formar seu primeiro público e obter as suas primeiras avaliações, investindo, depois, em suas vendas orgânicas.

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Esteja atento aos seus fluxos de entrega

Convertidas as suas primeiras vendas, é hora de ficar atento aos seus fluxos de entregas, que devem ser cuidadosamente acompanhados por você.

Esse é um dos principais pontos sobre como vender no marketplace, diga-se.

Isso, por uma razão muito especial: é a partir desse contato com o seu cliente, que costuma ser muito mais limitado do que em seu site, que você fará seu nome crescer dentro da plataforma.

Portanto, sempre invista em métodos ágeis de entrega e acompanhe atentamente cada uma delas!

Faça um serviço de pós-venda impecável 

Seus clientes poderão recorrer a você por meio dos canais de atendimento oficiais da plataforma e é fundamental que você sempre esteja atento a essas conexões, sobretudo porque através delas você terá um contato mais aprofundado com o seu cliente.

Assim, fique atento às mensagens e notificações das plataformas de vendas, que costumam ser muito rigorosas em relação a esse atendimento ao cliente, que, da sua parte, deve levar em conta todas as regras dadas pelo próprio marketplace.

Portanto, saiba: seus estudos nunca se encerrarão! Fique sempre de olho em todas as regras para que a sua operação sempre seja um grande sucesso!

Leia também: Como Vender No Instagram Rápido [Tudo O Que Você Precisa]

Participe dos treinamentos propostos pelo marketplace

Ainda que alguns possam subestimar esses momentos, é fundamental que você os acompanhe, sobretudo porque nesses treinamentos você pode tirar suas dúvidas diretamente com um especialista da plataforma sobre como vender no marketplace.

Outro ponto especial é que muitos oferecem atendimento especializado para a sua conta, totalmente gratuito, contribuindo com uma melhor otimização dos seus anúncios e das suas campanhas, permitindo que você chegue em mais e melhores clientes.

Além disso, nesses treinamentos você se aproxima da comunidade de vendedores e pode aprender e ensinar muito e mutuamente.

Fique sempre atento às novas oportunidades de negócios que surgem com marketplaces

A cada semana novos marketplaces surgem e é fundamental que você sempre fique atento a essas novas possibilidades de fazer sua loja chegar sempre mais longe.

Portanto, foque sempre uma parte da sua semana em pesquisa por novos marketplaces e submeta sua candidatura para participar deles.

Dessa forma, você amplia o alcance da sua loja de forma simples e, sobretudo, pode aumentar o seu faturamento, participando de diversos marketplaces ao mesmo tempo, ofertando em todos um grande serviço de excelência e qualidade. 

Quem pode vender no marketplace?

Agora que já sabemos tudo sobre como vender no marketplace, é fundamental que saibamos: quem, ao certo, pode vender nessas plataformas?

Isso sempre vai depender de cada tipo de loja, dos produtos ofertados, da modalidade de envio de cada uma, se trabalha ou não com estoque, se trabalha apenas com dropshipping e até mesmo o nicho de atuação em si.

Por isso, recomendamos que no começo da sua empresa você submeta a sua candidatura a diversos marketplaces já consolidados na Internet, de forma que você possa saber rapidamente de quais deles você já pode participar. 

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Como vender no marketplace: Vantagens do Vendaecia para Marketplace!

A Vendaecia conecta você a diversos fornecedores dos mais diferentes produtos que você pode encontrar nas lojas campeãs em vendas nos marketplaces.

Por meio dessa conexão, você pode viabilizar suas melhores entregas, e, ainda, formular o seu próprio site, que é, muitas vezes, a porta de entrada para vender em marketplaces de todo o Brasil!

Conheça agora nossos serviços e recursos e torne-se rapidamente um campeão em vendas!

O que precisa para vender no marketplace?

Vamos fazer um checklist de tudo o que você precisa fazer para vender no marketplace?

  • Tenha a sua empresa aberta e totalmente legalizada;
  • Reúna os documentos da sua empresa;
  • Selecione seus produtos;
  • Formule seu site;
  • Escreva seus anúncios de forma criativa e detalhada;
  • Tenha títulos empolgantes;
  • Faça candidaturas a todos os marketplaces que encontrar;
  • Cadastre seus produtos;
  • Impulsione as suas vendas com campanhas de ads ou patrocínio;
  • Monitore suas primeiras vendas;
  • Fique de olho no atendimento ao seu cliente;
  • Participe de todos os treinamentos das plataformas.

Conclusão

Aprender a como vender no marketplace é um caminho essencial para todo mundo que deseja ter um negócio digital de sucesso.

Conforme vimos, nesse tipo de ambiente da web você pode ter um público mais diverso e ele acaba por servir de vitrine para a sua loja, para os seus produtos e para o seu excelente atendimento!

Aproveitar essa oportunidade é um dos passos mais significativos que você vai poder dar rumo à sua independência financeira e ao sucesso da sua loja!

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Marcelo Paiva

Author Marcelo Paiva

Diretor de Operações - Vendaecia | Diretor ABComm | Agente E-Commerce Brasil | Co Fundador da Afinz Venda+

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