A ferramenta de close friends do Instagram pode ser explorada a favor da sua marca. Saiba hoje como!
Você já deve ter visto no Instagram algum storie circulado em verde, certo?
Essa ferramenta do Instagram que foi criada para que pudéssemos publicar conteúdos apenas para amigos selecionados, restringindo quem tem acesso a ele, agora também é utilizada por marcas como parte da estratégia de aproximação e fidelização do seu público.
Veja, hoje, como utilizá-la a favor da sua marca!
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O que é Close Friends?
Close friends é uma ferramenta do Instagram para a criação de listas personalizadas para a exibição de stories.
Por meio dessa ferramenta é possível restringir a exibição de conteúdos criados, tornando-os visíveis apenas para os amigos próximos, portanto.
Como funciona o Close Friends no Instagram?
O funcionamento dessa ferramenta é bastante simples e para utilizá-la basta acessá-la, em seu Instagram, e adicionar à sua lista os seus amigos aos quais deseja mostrar conteúdos restritos.
É importante destacar que esses amigos saberão que estão em sua lista de amigos próximos graças a uma forma de destaque diferente dos seus stories, que são acompanhados por um círculo verde.
Essa é justamente a forma encontrada pelo Instagram de tornar a criação dos seus conteúdos mais restrita, levando-os somente àquelas pessoas que você julga que são mais confiáveis ou mesmo próximas, podendo ter acesso a conteúdos mais íntimos ou pessoais.
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Como usar a lista de Amigos Próximos na estratégia do seu negócio?
A ferramenta de close friends está disponível para qualquer usuário, incluindo aqueles que fazem uso profissional dos seus perfis do Instagram e pode ser utilizada em sua estratégia de comunicação com o seu cliente, identificando que é um claro privilégio participar daquela lista.
Por meio dela, além de divulgar conteúdo, você pode também criar promoções, recompensas e descontos exclusivos para seus seguidores, conforme poderemos ver a seguir:
1. Envie conteúdos exclusivos
A lista de amigos próximos permite que você crie conteúdos exclusivos para seus seguidores mais fiéis, que aparecerá sempre em destaque para eles.
Aproveite para se aproximar desse público, divulgando um conteúdo muito mais rico e personalizado para eles.
2. Ofereça recompensas
Outro uso interessante que pode ser feito dessa ferramenta é o de oferecer diversas recompensas para aqueles seguidores mais fiéis, que sempre interagem, compram e divulgam a sua marca.
Aproveite para oferecer presentes e mimos para quem mais movimenta o seu perfil e contribua com a formação de uma comunidade virtual em torno da sua marca.
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3. Faça relacionamento com clientes
Outro aspecto especial do close friends é o fato de que é possível criar um relacionamento mais próximo com seus clientes quando bem utilizada a ferramenta.
Para isso, utilize o recurso a seu favor, criando conteúdos que se comuniquem diretamente com o seu cliente, busque por interação e não deixe de premiá-la, seja com conteúdos exclusivos sobre produtos e coleções, com lançamentos antecipados ou prioridade na compra.
4. Preste suporte e atendimento ao cliente
Outra forma de utilização do amigos próximos é prestar atendimento e suporte ao seu cliente de maneira mais rápida, já que as publicações voltadas para esse público costumam vir destacadas.
Assim você tem maior controle sobre o seu fluxo de atividades, ganhando mais eficiência e rapidez em seus atendimentos.
5. Divulgue cursos e consultorias
Outra maneira de usar o amigos próximos a seu favor é divulgando de forma restrita para o público selecionado por você e com o qual você desenvolveu ao longo do tempo um vínculo profissional serviços exclusivos, como cursos e consultorias especializadas.
Assim, você acaba por privilegiar o seu público perfeito para as ações que deseja executar, criando uma comunidade mais exclusiva e com um potencial de consumo ainda mais elevado.
Como ganhar dinheiro no Instagram com o Close Friends?
Para ganhar dinheiro com essa estratégia, recomenda-se que você crie algumas promoções de produtos e de serviços exclusivos para os seus amigos próximos, de forma que seja benéfica tanto para eles quanto para você.
Isso fideliza de forma incrível o seu público por criar uma imagem de exclusividade, bem como de priorização.
Assim você pode fazer teste de produtos, inclusive, lançando-os primeiramente para seus close friends e passando as novidades por um crivo de consumidores já engajados e testados pela sua marca.
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Como criar uma lista de Close Friends no Instagram?
Para criar a sua lista do close friends, acesse os três risquinhos do canto direito superior da tela do seu aplicativo e clique em amigos próximos.
Aí então basta selecionar os contatos que farão parte da sua lista, que deve ser seleta e composta pelos seus clientes mais engajados ou, ainda, por aqueles clientes que você deseja engajar em sua marca, criando a sensação de exclusividade junto a eles.
Como gerenciar o recurso de Amigos Próximos?
Conheça, agora, o que fazer a partir da criação da sua lista de close friends:
1. Compartilhe conteúdo de valor
Fique atento ao conteúdo que você vai criar, enviando para a lista dos seus amigos mais engajados as suas criações mais exclusivas.
Observe também o engajamento que essas publicações terão, monitorando, assim, a proximidade da sua lista de close friends.
2. Pense em estratégias para engajar os seus seguidores
Busque por conteúdo que realmente engaje, como caixinhas de perguntas, promoções, concursos culturais e por ações que possam realmente fazer com que o seu público interaja com a sua marca.
A criação de conteúdo, por si só, faz com que o seu consumidor se sinta mais próximo da sua marca, criando um vínculo que pode se reverter em vendas e em mais receita para a sua loja.
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3. Acompanhe os seus resultados
Sempre analise qual é o resultado na prática das ações que você desenvolve junto a essa lista e não hesite em oxigená-la sempre que necessário, trazendo usuários novos.
Isso garante um recurso mais vívido e melhor utilizado, permitindo que você possa usar de forma ainda mais completa a plataforma do Instagram para fazer mais vendas e tornar mais fiel o seu público.
4. Dê recompensas aos seguidores
Se tem uma coisa que todo mundo adora é se sentir recompensado por ter participado de algo, seja uma promoção, seja uma ação de uma marca.
Essas recompensas podem ser promoções especiais, descontos, mimos e até mesmo brindes ao fazer uma compra!
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Conclusão
A ferramenta close friends é uma inovação do Instagram feita para que você possa gerenciar quais são os seus contatos que terão acesso a conteúdos exclusivos do seu perfil.
Para marcas, a ferramenta pode ser utilizada também como uma forma de aproximar os seus contatos, com conteúdos exclusivos, promoções e cupons!
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