O marketing para e-commerce é uma das principais ferramentas para que você possa chegar com a sua loja no lugar planejado: o sucesso!
Ter uma boa estratégia para a sua loja prosperar e ter sucesso vai muito além de buscar bons produtos para comercializar, seja em forma de dropshipping ou não.
Para chegar no número de vendas diárias que você deseja ter, é preciso dar um passo além e ter uma estratégia de marketing sólida e de sucesso, investir em produção de conteúdo de qualidade e ter produtos realmente sedutores, com diferenciais em relação ao mercado.
Hoje vamos apresentar a você algumas ideias de marketing para e-commerce, para que você possa decolar rapidamente com a sua loja e, sobretudo, de forma sólida!
O que é marketing para E-commerce?
Quando se trata de marketing para e-commerce falamos especificamente de uma estratégia que vise engajamento, formação de uma comunidade em torno de um produto e, sobretudo, mais vendas.
Para que você possa reunir tudo isso de forma satisfatória, é fundamental que tenha atenção redobrada em alguns pontos, tais como:
- Ads;
- Copy de qualidade para os produtos;
- Fotos incríveis dos produtos e site cativante;
- Experiência de venda e de pós-venda impactante;
- Conteúdo para alcance orgânico de novos clientes.
Por meio desses pontos podemos encontrar uma “fórmula” que pode ser bastante atraente, trazendo mais e melhores clientes para a sua loja!
Quais as melhores estratégias de marketing para E-commerce?
As melhores estratégias de marketing para e-commerce são aquelas que elevam a sua marca, tornando-a mais visível e mais reconhecida pelo público.
Para tanto, é preciso que você e a sua equipe de trabalho verifiquem quais são os seus valores – o que orienta as atividades que vocês desenvolvem no dia a dia – e qual a missão da empresa.
A partir disso, você terá uma orientação sobre todas as suas ações de marketing, que sempre devem conversar com essas propostas.
Veja, a seguir, quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce:
Aposte em copy envolvente – o primeiro passo do marketing para e-commerce
A copy é a descrição que você dá ao seu produto. Elas sempre devem falar a verdade sobre cada aspecto dele, mas sempre evidenciando o que há de novo, quais são seus benefícios e lançar as razões pelas quais a vida do seu cliente será melhor com ele.
Por isso, investir em uma boa copy é tão importante, ainda que demande estudo, tempo e, até mesmo, um profissional – o chamado copywriter.
Esse é um investimento que, sem dúvida, destaca o seu produto dentre os demais do seu mercado, podendo fazer com que seu consumidor se interesse prontamente por fazer essa compra.
Leia também: Fornecedor Dropshipping: Como Encontrar? [Guia Completo]
Seja ativo em mídias sociais e crie uma comunidade virtual
Acredite: mais do que um bom website, as suas vendas também dependem de um bom engajamento em mídias sociais para ter um bom alcance entre seus potenciais compradores.
Mais do que anúncios – o que veremos que também são importantes e, diria ainda, essenciais -, seus consumidores o buscarão nas redes e mídias, fazendo com que se torne possível que uma comunidade virtual possa nascer em torno da sua marca.
Portanto, invista em um planejamento sólido para a sua comunicação e tenha como resultado mais vendas, mais clientes e uma rede mais sólida para trabalhar.
Tenha boas fotos dos seus produtos
Mais do que fotos profissionais dos seus produtos, tente sempre humanizá-los o máximo que for possível – isto é, insira pessoas utilizando-os, de forma que seu cliente possa ver exatamente como esses objetos são utilizados em situações reais.
Dessa forma, você cria uma janela de transferência, em que seu cliente se vê na sua ou no seu modelo.
Invista em e-mail marketing
Ter uma boa comunicação com o seu cliente vai além daquela que você já deve estar experimentando em suas redes sociais e em meio da copy do seu produto.
O e-mail marketing é uma estratégia útil, que aproxima a sua empresa do seu consumidor final.
Utilize-o não só para oferecer novos produtos, mas para realmente falar com quem já é seu cliente e engajá-lo nessa comunidade virtual que você deve criar.
Dê a partida em conteúdos em um blog da sua marca
Por meio do blog e de uma estratégia de marketing para e-commerce você pode trabalhar com sistemas de ranqueamento do Google, atraindo mais pessoas para a sua loja e, sobretudo, de forma orgânica.
Invista em conteúdos que se comuniquem com o seu público, trazendo soluções para o seu dia a dia.
Como fazer marketing de loja virtual? Dicas para o dia a dia
A nossa maior dica para quem busca fazer marketing para e-commerce é engajar seu público e criar, em torno da sua marca, uma verdadeira comunidade.
Com isso, seus clientes se sentirão mais próximos da sua empresa, dos seus valores e do que são as pessoas que fazem parte dela.
Assim, deixe-os se aproximar!
Eles certamente estão prontos para fazer parte desse time incrível que a sua empresa formou!
Leia também: Como Montar Um E-Commerce Do ZERO [9 Etapas Simples]
Desafios mais frequentes do marketing para e-commerce
A nossa maior recomendação é que você engaje seu público em torno da sua marca, certo? E esse também é o nosso maior desafio para você.
Criar uma comunidade digital envolve, necessariamente, a produção de conteúdos que são relevantes e apropriados para o seu público, fazendo com que você possa alcançar as mais diferentes pessoas por meio de um conteúdo de qualidade, que se comunique com elas.
Esse não é um desafio que apenas quem está começando vai enfrentar ao longo de sua carreira!
Gerencie seu marketing em uma ferramenta integrada: Vendaecia
Por meio da plataforma e dos serviços da Vendaecia você pode integrar diversas redes, como Facebook e Instagram, gerenciando sua produção e sua estratégia de marketing a partir de um único ambiente.
Dessa forma, além de uma comunicação mais homogênea sua marca ganha mais credibilidade e firma-se no mercado como uma referência para seu cliente.
E, com isso, quem mais ganha é a sua loja, com mais vendas, mais engajamento e, certamente, envolta em um sentimento de identificação com seus clientes!
Conclusão
O marketing para e-commerce objetiva levar mais engajamento para a sua marca, levando-a para mais perto do seu público.
Por meio de uma boa estratégia, é possível aumentar suas vendas, bem como criar uma comunidade virtual que esteja perto da sua marca, que participe de seus lançamentos e consuma seus conteúdos.
Assim, você se torna realmente participante da vida dessas pessoas, elevando seus resultados!
Junte-se a nós 5 Comentários