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Quer aprender a como vender no Instagram de um jeito rápido, fácil e, sobretudo, lucrativo? Fique de olho em todas as dicas que a Vendaecia traz hoje para você revolucionar seu formato de fazer as suas vendas!

Se você está buscando saber como vender no Instagram, saiba: ter uma produção de conteúdo alinhada com o seu público alvo é sempre o primeiro passo que você tem de dar para ter mais sucesso na empreitada de fazer esse tipo de venda.

Explicamos o porquê: muitos se perguntam como vender no Instagram e relatam que nem sempre os esforços em anúncios dão conta da demanda desejada, o que ocorre porque falta, para o público, informações sobre uma loja, que deve sempre buscar passar credibilidade e confiança para seu consumidor.

Hoje, no entanto, vamos desvendar todos os segredos sobre como vender no Instagram, aumentar suas visualizações, engajamento e, ainda, seguidores, porque mais do que vender, certamente você quer gerar uma comunidade ativa em volta dos seus produtos!

Com a Vendaecia você pode se preocupar apenas com o atendimento ao seu cliente e com as vendas aumentando. Conheça, agora, todos os nossos recursos para a sua loja e para o seu sucesso!

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Como vender no Instagram: 10 Dicas para deslanchar rápido

O Instagram é uma das mídias sociais mais utilizadas em nosso dia a dia por uma razão muito simples: é fácil interagir por lá, com nossos amigos, com familiares e, até mesmo, com empresas.

Além de ser uma plataforma de comunicação e de socialização, o Instagram é, atualmente, um forte aliado de lojistas de todos os tipos, que podem atrair seu público consumidor usando diferentes estratégias de produção de conteúdo.

Por meio dessas produções, chega-se até o cliente de uma forma mais orgânica e com maior possibilidade de conversão, uma vez que se transmite mais confiança uma página que representa uma comunidade de usuários e de também compradores.

Vejamos, a seguir, 10 dias sobre como vender no Instagram de uma forma simples, objetiva e acessível para todos!

1 – Configure seu perfil para um de negócios

A primeira medida que você terá de tomar é fazer um perfil de negócios para a sua página no Instagram, sobretudo porque essa configuração correta permite que você tenha acesso às melhores ferramentas da plataforma para vendas.

A partir dessa configuração, o Instagram libera alguns recursos únicos para o gerenciamento do perfil, de anúncios e de interações, todas voltadas para que você possa ter uma relação mais profissionalizada com seu público.

Dentre esses recursos, temos a possibilidade de inserir links nos Stories, clicáveis e que conduzem seu consumidor para áreas externas à plataforma e, ainda, aquela função especial de arrastar para cima, que é tão característica da plataforma.

Além disso, todas as interações realizadas com seus consumidores se tornam metrificáveis e você pode ter acesso a dados como engajamento, quantidade de cliques, além das informações básicas do seu público, como localização, idade e sexo.

2 – Crie uma bio criativa e impactante

A bio do instagram é a descrição do seu perfil. 

Atualmente a plataforma libera 150 caracteres que devem ser utilizados com sabedoria pelos seus usuários no momento de criar uma biografia que realmente possa ser impactante e, ainda, criativa.

Para lojistas, isso é ainda mais importante, visto que na bio devemos poder contar quem somos e, ainda, falar da nossa loja em si.

Como essa área libera também links, lembre-se sempre de reservar um espaço para o seu WhatsApp ou mesmo para o seu site, permitindo um acesso descomplicado para o seu cliente.

3 – Atente-se para a descrição do seu negócio

Logo depois da bio o Instagram também libera o preenchimento das informações do seu negócio. 

Lembre-se de fazê-lo de forma simples e objetiva, focando em seu público e como você planeja que ele veja a sua marca. 

Se você comercializa produtos para o bem-estar, não esqueça de deixar isso claro na descrição do seu negócio, o que vale também para roupas e seus estilos, para acessórios e para tudo o mais com o que você possa vir a trabalhar na web.

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4 – Atenção em qualidade do conteúdo

O Instagram é uma plataforma de compartilhamento de imagens e de vídeos, isso é fato. Portanto, nessa pegada, ganha aquele que consegue melhor trabalhar com essas dinâmicas, sendo fundamental ter acesso a uma boa câmera, boa iluminação e ambientação.

Mantendo um perfil com uma alta qualidade visual, conseguimos melhores resultados com nossos clientes, mas não podemos deixar de destacar a necessidade de apostarmos em vídeos para a apresentação mais minuciosa dos detalhes de nossos produtos e suas formas de utilização.

Se as imagens falam e se comunicam com o nosso usuário, vale lembrar que os vídeos têm ainda mais esse impacto, fazendo com que nosso consumidor tenha uma verdadeira imersão naquilo que queremos mostrar para eles. 

Portanto, explore também os recursos de vídeos em alta qualidade para seus anúncios, aproveitando para mostrar mais para seus clientes utilizando o mesmo espaço de uma foto, estática. 

Leia também: Como Montar Um E-Commerce Do ZERO [9 Etapas Simples]

5 – Faça stories planejados e de qualidade para aprender como vender no Instagram para o seu público

Antes de chegar à uma fórmula completa de conteúdos para a sua marca, é essencial que você faça testes sobre como vender no Instagram.

Para isso, nada melhor do que os seus stories e IGTV, que têm um amplo alcance e podem ser visualizados por todos os seus seguidores sem complicações.

Então, produza os mais diversos tipos de stories sempre obedecendo a uma ideia de narrativa, compartilhe as experiências que outros consumidores tiveram com a sua marca e explore essa área. 

Assim, você vai ter como resultado uma grande teia de conteúdos para explorar e analisar suas métricas, identificando rapidamente o que funciona e o que não funciona.

E lembre-se: o Instagram é uma plataforma de conteúdos em vídeo e em foto. Portanto, priorize esses formatos, fique distante do texto e aproveite todos os recursos que são oferecidos para o lojista.

6 – Interaja com seus seguidores e potenciais consumidores

Um dos principais pontos sobre como vender no Instagram é a interação que devemos ter com os nossos consumidores, o que consiste em dar a eles a atenção e suporte cuidadoso a cada vez que se conversa. 

Portanto, responda às conversas, direct messages sempre que surgirem e, ainda, incentive seu público consumidor a essas interações.

Dessa forma, o algoritmo percebe maior movimentação no seu perfil e o expõe de forma mais massiva aos seus seguidores e potenciais seguidores. 

7 – Atualize a função “loja” do seu perfil

Outro ponto que ganha destaque em perfis comerciais é a função de loja que o Instagram libera para o usuário. 

Com base nessa função, você pode expôr seus produtos e deixá-los disponíveis para venda em seus canais, fazendo com que seu público possa conhecer seus produtos e serviços rapidamente.

Para fazer isso, acesse a sua página comercial no Facebook e vincule a sua conta do Instagram a ela, criando também um catálogo no Marketplace do Facebook. 

Depois de fazer esse processo, seus produtos poderão ser marcados em publicações do Instagram, encaminhando seu cliente à sua loja.

8 – Faça conteúdos patrocinados utilizando o recurso do Instagram Ads

Tal como no Facebook, é possível criar campanhas de marketing no Instagram que possibilitam um maior alcance dos seus produtos e serviços, rompendo a bolha dos seus seguidores, apenas. 

Os conteúdos patrocinados podem ser tanto fotos quanto vídeos e podem ter diversos objetivos, como interação ou venda, por exemplo.

Conforme você utiliza esses recursos, poderá notar um aumento no volume de interações do seu perfil, exigindo mais atenção e cuidado para com seus clientes, ou mais vendas, o que representa o cumprimento de um dos seus objetivos.

9 – Utilize os serviços de parceiros comerciais e de influenciadores que tenham a ver com a sua marca

Os influencers têm grande alcance, graças ao bom trabalho com a construção da sua imagem na web, podendo servir como ponte entre a sua marca e o público que ela deseja ter. 

Portanto, investigue aqueles produtores de conteúdo e influenciadores que mais tenham a ver com o seu modelo de negócios e busque por firmar parcerias de sucesso, em que você possa ter como resultado a ampliação dos seus usuários e de suas vendas.

10 – Faça cupons e sorteios entre os seus seguidores

Uma das formas de contemplar a sua comunidade e trazer para si mais seguidores é a utilização de sorteios e de cupons de desconto para seus usuários.

Criando conteúdo de qualidade e, ainda, utilizando esses artifícios, você consegue rapidamente formar uma comunidade fiel e engajada com a sua marca, fortalecendo e aumentando suas vendas. 

Conheça, agora, todos os nossos recursos para a sua loja e para o seu sucesso!

como vender no instagram com poucos seguidores

Como vender no Instagram com poucos seguidores?

Conforme falamos, o começo de uma página exige bastante trabalho e atenção por parte do seu formulador.

Assim, enquanto você não obtém o número de seguidores desejados, invista em anúncios e em campanhas patrocinadas, tanto para engajamento quanto para vendas.

Dessa forma, você começa a construir um grupo mais coeso de consumidores alinhados com a sua marca e, certamente, gera mais retorno para o seu negócio, mesmo com poucos seguidores.

Ferramenta para vender direto pelo Instagram

Você sabia que existem integradoras que permitem que você possa vender pelo Instagram com mais facilidade?

A Vendaecia conta com uma integração com o Instagram Shopping, um marketplace completo da plataforma, em que você pode anunciar de forma bastante simples e prática os seus produtos, criando rapidamente uma rede de usuários.

Com a integração, seus produtos chegam rapidamente à plataforma e à sua loja, que fica interconectada. Assim você pode fazer as mais diversas interações entre seus produtos e seu conteúdo, impulsionando ainda mais as suas vendas.

Leia também: Como Fazer Dropshipping: Passo A Passo Para Começar

Por que não consigo vender no Instagram?

Para respondermos a essa pergunta, precisamos analisar alguns aspectos tanto da sua conta quanto do conteúdo que você produz.

  • Questões técnicas mais comuns sobre como vender no Instagram:
    • Você não configurou seu perfil comercial;
    • Não foi realizada a integração com o Facebook;
    • Seus produtos não foram aprovados para venda;
    • Sua conta possui alguma restrição no Facebook.

Para qualquer um dos casos se recomenda análise minuciosa do seu perfil de negócios no Facebook.

  • Questões comportamentais que mais impactam as vendas no Instagram:
    • Produção de conteúdo pouco atrativo para o seu público;
    • Desrespeito às regras de divulgação da plataforma;
    • Baixa interação em suas páginas, com seu público consumidor;
    • Estratégia inadequada para a divulgação do seu trabalho;
    • Má seleção do público em suas campanhas de marketing pago;
    • Falta de análise das métricas da sua conta.

Vender pelo Instagram precisa de nota fiscal?

O ideal é que todas as suas vendas gerem documentos fiscais para os seus clientes, embora a plataforma em si não exija.

Tratamos como ideal porque isso profissionaliza a sua loja, denotando mais cuidado para o seu cliente e, assim, impulsionando ainda mais as suas vendas.

Portanto, é importante destacar que, além de ter esses benefícios, de acordo com a legislação brasileira toda venda deve ser documentada, sendo esse também um direito do consumidor.

como vender no instagram precisa de cnpj

Loja no instagram precisa de CNPJ?

É importante destacar que, da mesma forma que não é necessário ter nota fiscal acompanhando as suas vendas no Instagram, não é necessário ter CNPJ aberto para fazer suas vendas na plataforma.

No entanto, é fundamental que a sua loja busque sempre por profissionalização, oferecendo ao máximo os serviços complementares à venda, como notas fiscais e pós-venda.

Dessa forma, você inspira mais confiança e, certamente, pode fazer melhores negócios, expandindo suas vendas e profissionalizando sua loja. 

Portanto, invista seriamente na abertura de uma empresa, na emissão de notas fiscais e no bom serviço junto ao seu consumidor.

Com a Vendaecia você pode se preocupar apenas com o atendimento ao seu cliente e com as vendas aumentando. Conheça, agora, todos os nossos recursos para a sua loja e para o seu sucesso!

Conclusão

Aprender a como vender no Instagram pode ser desafiador para quem está começando com os seus negócios de venda na Internet, mas é, certamente, um dos meios de começar a expandir os horizontes da sua loja, conquistando mais e melhores clientes.

Para começar, sempre recomendamos estudar de forma aprofundada a plataforma do Instagram e suas funcionalidades, o que contribui enormemente com o seu próprio desempenho.

Assim, mãos à obra! O sucesso te espera a cada like!

Leia também: Fornecedor Dropshipping: Como Encontrar? [Guia Completo]

Marcelo Paiva

Author Marcelo Paiva

Diretor de Operações - Vendaecia | Diretor ABComm | Agente E-Commerce Brasil | Co Fundador da Afinz Venda+

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