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A pergunta sobre como montar um e-commerce é a primeira a ser feita para que a sua jornada de sucesso no comércio virtual tenha seu início. Saiba tudo, hoje, sobre como começar o seu site! 

Tanto por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus quanto pela descoberta da facilidade em adquirir produtos pela Internet, é inegável que os recursos que as lojas virtuais passaram a oferecer mudaram a nossa forma de comprar as mais diferentes coisas.

Seja por meio dos marketplaces, grandes agregadores de e-commerces de todos os tamanhos, seja por meio dos sites próprios, hoje é possível aproveitar e desfrutar de uma fatia generosa de um mercado que está em constante crescimento.

Se você está disposto a prosseguir com seus estudos e aprender como funciona e como montar um e-commerce do zero, fique conosco!

Essa será, certamente, uma jornada fascinante rumo ao seu sucesso profissional!

Você sabia que na Vendaecia você acessa o catálogo mais completo sobre fornecedores nacionais e internacionais de diversos produtos para o seu e-commerce?

Como montar um e-commerce partindo do zero: siga o passo a passo!

Para que você possa ter seu e-commerce de forma rápida, simples e, sobretudo, bem organizada, elaboramos um passo a passo infalível para que você aprenda a como montar um e-commerce de sucesso e pronto para fazer as primeiras das suas conversões de venda.

Topa começar agora? Vamos lá!

Determine a sua estratégia

Quando estamos iniciando algum tipo de negócio é fundamental traçarmos objetivos para aquilo que estamos fazendo, tanto em relação àqueles que nortearão nosso trabalho diário quanto aos nossos objetivos pessoais que estão intimamente ligados a essa produção. 

No entanto, é preciso ter os pés no chão nesse momento e focar em traçar estratégias que realmente possam nos conduzir ao momento em que iremos atingir nossos objetivos, sob pena de nos frustrarmos rapidamente com o andamento da nossa loja virtual. 

Assim, é importante que, antes de qualquer coisa, pensemos em quais são nossos objetivos macro para a empresa que está começando e a melhor forma de fazer isso é estudar de forma atenta e dedicada o nosso mercado.

Pesquise concorrentes, busque conhecer de que forma eles se comportam na web, como estão as suas vendas e, a partir disso, foque em estabelecer objetivos que sejam alcançáveis – o que não quer dizer que sejam fáceis ou difíceis, mas atingíveis. 

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Contratar uma equipe para a formulação ou comprar uma loja pronta?

Agora, com um planejamento já bem consolidado, é a hora de criar a sua loja virtual.

Para essa demanda, já existem plataformas que entregam uma loja pronta, com a simples montagem de blocos para que você possa construir a sua página de home e de produtos. 

No entanto, uma outra saída que não deve ser desprezada é a de contratar um programador web e um web designer para que você tenha uma solução específica para a sua loja, com a sua cara e totalmente personalizada, do início ao fim. 

Seja em um caso, seja em outro, é essencial que você foque em dois aspectos: uma excelente e profissional comunicação com o consumidor e, ainda, em sistemas de segurança modernos e robustos para assegurar os dados dos seus clientes. 

Busque por um nicho de mercado

Com uma estratégia robusta e um bom modelo de site para a loja virtual, agora é a hora de buscar um nicho de mercado em que a sua empresa possa ter uma presença marcante e, ainda, ser suficientemente competitiva. 

Nessa etapa, por meio de um rigoroso estudo de mercado, é a hora de buscar analisar a concorrência, os valores gerais dos produtos e, ainda, compreender quais são as possibilidades de ganhos em todos os nichos que você se dedicar a estudar.

Vale lembrar que por melhor que seja a sua estratégia, é somente ao descobrir um nicho de mercado em que a sua empresa se encaixe possa ter sucesso que você vai obter o lucro que seja compatível com o seu investimento, tanto financeiro quanto em tempo e estudo.

Determine quais são as opções de pagamento para a sua loja virtual

Como estamos avançando passo a passo, agora chegou o momento em que você deve se dedicar a compreender quais são as melhores opções de pagamento para o seu modelo de negócios. 

Ainda que seja extremamente recomendável que o seu e-commerce possa contar com todas as opções possíveis de pagamento, é fundamental estudá-las, uma a uma, para que você possa definir a precificação dos seus produtos. 

Isso é essencial porque cada um dos modelos de pagamento disponíveis no mercado apresenta uma taxa específica de compensação, o que irá, portanto, refletir em seus rendimentos.

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Busque pelos melhores fornecedores, nacionais ou internacionais

A busca pelos seus fornecedores é outro passo fundamental a ser dado no momento de criar a sua loja virtual e iniciar as suas vendas. 

Essa busca pode ser feita de forma ativa, diretamente com os fabricantes que você tem como referência e verificando a forma de trabalho de cada um e os serviços que são fornecidos aos consumidores.

É essencial planilhar todos os resultados das buscas que você fizer, mantendo registros confiáveis e seguros de todas as informações que foram encontradas sobre fabricantes, fornecedores ou distribuidores.

A partir disso, outro ponto fundamental é buscar, por fim, adquirir produtos de cada um deles, para que você possa se certificar da qualidade até definir o seu mix de produtos. 

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Saber como montar um e-commerce passa também pelo atendimento, que precisa sempre ser prestado com excelência

Seus clientes demandarão sempre por atenção e por informações sobre os produtos que você comercializará, o que exigirá que a sua loja tenha um canal de comunicação seguro para que eles possam manter contato contigo ou com seus colaboradores. 

Por conta disso, mesmo muito antes do sonho de ter um e-commerce se concretizar, é hora de pensar e de organizar a forma como o atendimento ao seu cliente será prestado, uma vez que esse pode ser um dos pontos mais importantes de toda a jornada de compra que você quer oferecer. 

Para que o seu canal de atendimento funcione de forma adequada, é fundamental que você saiba para quem você vai vender e busque por perfis semelhantes nas principais redes sociais que você conhece.

Assim, você poderá desenvolver uma linguagem própria, que seja realmente efetiva e se comunique com seus clientes de forma mais profunda, garantindo que o encantamento ao público possa funcionar sempre a seu favor.

Os valores da sua empresa também devem estar em pauta no momento da constituição dos seus canais de atendimento, sobretudo porque são eles que sempre farão com que seu consumidor volte a fazer negócios em sua empresa.

De que forma você vai fazer seus envios? 

Outro ponto essencial que também está relacionado aos principais assuntos sobre como montar um e-commerce é a forma como a sua empresa irá fazer os envios para os seus clientes.

Em uma loja orientada por um sistema de dropshipping, o que geralmente se usa é o contrato que a empresa parceira tem com uma empresa logística para que seus envios possam ser operacionalizados.

No entanto, nem sempre eles são os mais baratos, os mais rápidos ou os mais seguros, tendo de ser esse um ponto mais do que importante para você analisar no momento de escolher um fornecedor.

Tendo isso em vista, pontos como rapidez na entrega, cuidado com o produto e, sobretudo, fornecimento rápido de código de rastreio, são essenciais para um modelo de entregas bem-sucedido, que deve ser buscado por sua empresa de forma bastante ativa e preocupada. 

Quer saber como montar um e-commerce de sucesso? Aposte em uma estratégia de divulgação!

Certamente, essa é a principal fase de estudo sobre como montar um e-commerce de sucesso: uma estratégia consolidada de marketing e de divulgação.

Isso se dá, sobretudo, porque o seu trabalho ao abrir um e-commerce não se encerra com a criação do seu site em si, visto que seus potenciais consumidores, que estão nas mais diversas plataformas e mídias sociais, precisam conhecer sua loja e seus produtos.

As estratégias de captação de clientes podem ser tanto de ordem orgânica quanto de ordem patrocinada por sua empresa. 

Enquanto a divulgação orgânica se concentra na produção de conteúdos, de posts e vídeos focados em atrair de forma natural o seu público, as estratégias pagas acabam levando em conta os mecanismos de anúncios que as próprias mídias sociais costumam oferecer.

Seja lá qual delas você escolher, é fundamental que você possa fornecer sempre informações precisas, conteúdos pertinentes e explore de forma aprofundada as relações com seu público, o que só acontece de forma efetiva se você tiver, antes, se treinado para conhecê-lo.

Faça o monitoramento dos seus resultados

Fazer o monitoramento dos resultados do seu trabalho é essencial para que a sua empreitada em como montar um e-commerce do zero seja validada.

Como forma de monitorar os seus resultados, é fundamental que você tenha bastante controle financeiro e, mais do que isso, muita organização.

Assim, unindo a sua atenção para com o seu negócio com conhecimentos sobre administração, seu negócio irá prosperar ainda mais.

Portanto, também faz parte de como montar um e-commerce o esforço de sempre manter bons relatórios gerenciais sobre todas as suas operações de venda, investimento em divulgação e, mais do que tudo, saber exatamente o que mais vende e como se vende.

Como montar um e-commerce do Zero: Como fazer sua loja virtual crescer?

O crescimento da sua loja virtual é determinado por múltiplos fatores, sendo os mais importantes a sua estratégia de divulgação e, conquistadas as suas primeiras vendas, a sua reputação junto ao mercado consumidor. 

Contar com seu público trabalhando a seu favor é fundamental para que a sua empresa possa ter como resultado do seu esforço não só mais vendas, mas clientes mais alinhados com a sua proposta, criando uma verdadeira comunidade digital ao redor da sua empresa.

Portanto, se tem um investimento fundamental para o crescimento de um e-commerce é o tratamento concedido ao seu público, a forma como a loja se relaciona com seus compradores através do seu atendimento, dos seus produtos, de entregas rápidas e de qualidade.

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Qual o custo para abrir uma loja virtual?

Depende de alguns fatores, tais como:

  • Custos de abertura da empresa; 
  • Criação do site;
  • Serviço de hospedagem;
  • Assinatura de domínio;
  • Pagamento de salários;
  • Manutenção do site;
  • Anúncios.

Obviamente, a depender da organização da sua empresa, muitos desses custos podem ser diminuídos ou até mesmo unificados, caso você venha a optar, por exemplo, por um construtor de sites.

É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?

Embora em uma perspectiva legal não seja necessário ter um CNPJ para abrir um e-commerce, recomenda-se fortemente que você tenha uma empresa aberta por algumas razões:

  • Divisão da sua vida pessoal – seu CPF – da sua vida empresarial;
  • Alguns parceiros – fornecedores, distribuidores ou fabricantes – só aceitarão estabelecer parceria por meio de um contrato B2B – business to business
  • Mais profissionalismo ao lidar com seus clientes;
  • Entrada em grandes marketplaces;
  • Separação da vida financeira da sua loja e da sua vida financeira;
  • Abertura de conta corrente jurídica;
  • Assinatura de serviços personalizados para lojas virtuais;
  • Melhor gestão de anúncios em redes e mídias sociais.

Essas questões devem ser sempre pontuadas a fim de que você possa ter, mais do que tudo, um negócio bem organizado e bem-sucedido, ainda que não sejam, necessariamente, de ordem legal e obrigatória.

A Vendaecia é uma plataforma completa para quem está iniciando sua loja virtual. Conheça agora nossos serviços e inicie um negócio de sucesso!

Conclusão

Saber como montar um e-commerce é a primeira etapa de estudos que você irá enfrentar ao longo da sua carreira como empreendedor.

Ter uma loja requer, mais do que grandes investimentos, estudo, dedicação, atenção e muita investigação, que são fundamentais para que você possa encontrar os melhores produtos para ofertar ao seu público e, ainda, ter uma estratégia completa de marketing para que possa vendê-los.

É fundamental, para isso, investir tempo, ler, conhecer outras lojas e explorar o mundo do e-commerce, o que, certamente, te deixará muito mais perto do sucesso que sua empresa merece ter!

Marcelo Paiva

Author Marcelo Paiva

Diretor de Operações - Vendaecia | Diretor ABComm | Agente E-Commerce Brasil | Co Fundador da Afinz Venda+

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