É possível ter uma loja virtual com zero estoque. Quer saber como? Saiba agora como fazer dropshipping, uma forma totalmente legalizada de fazer com que seu negócio online se torne uma realidade
Se você está buscando por rendimentos mais consistentes em seu canal de vendas virtual ou, ainda, por criar um negócio digital, mas ainda não tem um grande capital para investir em estoque, saiba: é possível ter uma loja com zero estoque adquirido e, ainda, conseguir conquistar a sua independência financeira.
Aprender a como fazer dropshipping é o primeiro passo que você deve dar para poder criar seu negócio digital com mais segurança e tranquilidade em cada etapa, e é justamente sobre os primeiros passos da sua independência financeira que vamos tratar hoje.
Quer saber como e por onde começar? Vem ver agora!
Como fazer dropshipping no Brasil?
Dropshipping é uma estratégia de venda que tem como fundamento a ausência de estoque junto ao vendedor. Ou seja: a cada compra recebida, o vendedor compra a quantidade adquirida do seu fornecedor, que também é responsável pelo envio da compra para o cliente.
Na prática, fazer dropshipping no Brasil pode se dar de duas formas: a partir de fornecedores locais, em solo brasileiro, ou a partir de fornecedores internacionais, que estarão em território estrangeiro.
Seja de uma forma ou de outra, é preciso que você tenha sempre o cuidado de escolher bem os seus fornecedores, buscando detalhadamente informações e avaliações que eles já possam ter, tanto em suas operações nacionais quanto em suas operações internacionais.
Assim, se você quer começar a aprender como fazer dropshipping no Brasil, essa é a sua primeira “lição de casa”: definir o produto com o qual você deseja trabalhar, estudar de forma precisa e concisa o seu mercado e, então, ficar de olho em nossas próximas dicas.
Como fazer dropshipping? Passo a passo para iniciantes!
Para fazer dropshipping é fundamental ter um bom planejamento e, como em qualquer outro tipo de empresa, uma boa dose de organização e comprometimento.
Ao dar início nesse modelo de negócio, um passo a passo bastante simples deve ser iniciado, que foi começado com o “dever de casa” de que tratamos no tópico anterior: a escolha do seu mix de produtos para iniciar o trabalho de divulgação da sua loja.
A partir dessa primeira atividade, vamos dar sequência às ações que você deve executar para que seu e-commerce logo possa existir.
Vamos lá?
Escolha seus fornecedores
O momento de escolher quais serão seus fornecedores é essencial para qualquer modelo de dropshipping, sobretudo porque eles serão seus principais parceiros no trabalho que você irá executar em sua loja.
Escolhido o produto é, então, o momento de buscar por estabelecer essas parcerias, buscando no mercado nacional e internacional atacadistas que trabalhem com o modelo de dropshipping ou mesmo varejistas com um modelo interessante para atender grandes demandas.
Seus fornecedores podem ser tanto nacionais quanto internacionais e, nessa hora, é preciso estar atento à forma de pagamento e ao prazo de atendimento e de envio de cada um desses lugares.
Para encontrar um fornecedor, é preciso buscar ativamente por referências, que podem chegar até você por meio de grupos de discussão e fóruns voltados para como fazer dropshipping ou, até mesmo, pela análise dos produtos daquelas empresas que são as suas concorrentes.
Uma vez escolhido o seu fornecedor, é preciso estar atento à forma como ele trabalha. Faturamento? Quantidade mínima? Pagamento antecipado? Ele vende para pessoas físicas ou somente para pessoas jurídicas? Como é o envio que ele faz e, ainda, quais são suas qualificações?
A partir dessas respostas, é hora de bater o martelo e decidir qual será o fornecedor que irá te acompanhar nessa jornada rumo à sua independência financeira!
E, agora, quer saber como fazer dropshipping de fato e quais são seus próximos passos para ter a sua loja virtual?
Crie seu canal de venda
Montar a sua loja é um dos momentos mais gostosos dessa jornada sobre como fazer dropshipping e, certamente, tão importante quanto escolher os produtos com os quais você deseja trabalhar.
O momento de criar a sua loja depende de uma série de fatores como comunicação visual, design e, sobretudo, os aspectos de infraestrutura que garantem a segurança digital do seu cliente.
Nesse ponto, você pode usar serviços de montagem de loja virtual ou, ainda, contratar os serviços de um designer web e um programador para que você possa criar as páginas dos seus produtos, carrinho de compras e área do cliente.
A partir da criação da loja, que é a etapa que mais conversa, de fato, com o seu cliente e cliente em potencial, há a geração dos cadastros dos seus clientes e, mais precisamente, o registro de compra.
Quanto mais completa e simples for essa ordem de compra, melhor será para que as informações possam chegar ao seu fornecedor, em qualquer lugar que ele esteja.
Aí, a partir disso, basta que você envie a ordem de compra para o seu fornecedor que irá, por sua vez, fazer o envio dos produtos adquiridos diretamente para o seu cliente.
Faça anúncios e conquiste as suas primeiras conversões
Utilizar os recursos de anúncios das mídias sociais é o principal ponto de como fazer dropshipping se tornar um negócio de sucesso para a sua vida e te levar à tão sonhada independência financeira.
Nesse ponto, é fundamental que você possa fazer um bom exercício de divulgação da sua loja, levando mais e clientes mais bem qualificados para ela, uma vez que, sem a ferramenta de anúncios, seu retorno será, certamente, mais lento.
Portanto, mãos à obra: é hora de estudar, tal como fazer dropshipping, as ferramentas de marketing digital, como construção de perfis e de engajamento em redes e mídias sociais e até mesmo a divulgação da sua loja em motores de busca.
Outra forma de fazer com que a sua loja tenha mais credibilidade é produzir conteúdos de relevância e de qualidade para o seu público, criando um engajamento orgânico e natural.
Dessa maneira, você certamente terá as suas primeiras vendas, cujo resultado ainda não é o seu lucro e, sim, capital para fazer com que você atraia cada vez mais clientes, criando uma verdadeira comunidade em torno da sua loja.
Contate seu fornecedor para o envio
Agora que você já fez as suas primeiras vendas através do seu esforço relacionado ao marketing digital, é hora de contatar seu fornecedor para que seja realizado o envio dos produtos adquiridos pelos seus clientes.
Nesse ponto, é fundamental que você já tenha estabelecido com ele a forma de pagamento das suas compras e quais são as taxas de operação, sobretudo porque disso depende o planejamento do preço dos produtos em seus canais de venda.
Assim, tão logo você faça suas primeiras vendas, basta acionar seu planejamento e o que fora combinado com o fornecedor para que os envios aconteçam.
Nesse ponto, saiba: o processo pode até ser triangulado – cliente, sua loja e fornecedor -, mas a responsabilidade sobre a entrega em si é de quem o cliente realmente efetivou a compra. Ou seja: sua.
Portanto, certifique-se de que os prazos estão sendo respeitados, sobretudo porque essa tende a ser a grande pedra no sapato de boa parte dos negócios digitais do Brasil.
Assim, antes mesmo de abrir a sua loja, enquanto você ainda está aprendendo como fazer dropshipping, é fundamental que você estude de forma bastante rigorosa os métodos de envio mais eficientes e estabeleça, junto ao seu fornecedor, um processo que seja ideal para ambos.
Acompanhe sua entrega e realize o pós-venda
Se você está aprendendo como fazer dropshipping deve saber já de antemão que o acompanhamento de vendas é o calcanhar de Aquiles de muitos e-commerces e, certamente, você não quer isso para o seu site e nem para os outros eventuais canais de venda que você deseje ter.
Estar atento às dúvidas, pedidos de informação e outras demandas dos seus clientes é vital para um e-commerce de sucesso e deve ser seu foco de trabalho – não se restringindo, portanto, somente ao momento da venda.
Assim, para que você tenha melhores resultados em relação ao atendimento ao seu cliente, é fundamental que você tenha sempre informações muito claras em seu site, inclusive deixando muito claro que os envios são realizados de forma terceirizada, pelo seu fornecedor, no caso.
Com mais transparência e com um processo robusto de atendimento ao cliente, você terá, certamente, mais sucesso em suas primeiras entregas e terá, como consequência, uma loja que inspira mais confiança para o seu cliente em potencial.
Perguntas frequentes sobre como fazer dropshipping
Agora que você chegou até aqui em seus estudos sobre como fazer dropshipping, agora é hora de saber, também, quais são os questionamentos mais comuns que são feitos sobre a operação em si.
Veja, a seguir, quais são as perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns sobre como fazer dropshipping!
Qual o melhor site para fazer dropshipping?
O melhor site para fazer dropshipping depende do que você está buscando e, ainda, se você pretende fazer negócios apenas com empresas locais ou, ainda, com empresas internacionais.
A ideia é a seguinte: fuja do óbvio e das respostas fáceis, porque é possível encontrar novas e eficientes formas de fazer o mesmo tipo de serviço que grandes nomes como Alibaba ou Ebay, através dos seus vendedores, podem prestar.
Portanto, investigação é mais do que fundamental e, ainda, priorizar empresas locais pode ser uma forma excelente de encontrar boas oportunidades de negócios sem que você precise contar com a necessidade de pagar em moeda estrangeira ou ter de contar com o frete internacional, que costuma ser mais demorado.
O que mais vende no dropshipping?
Você pode vender de produtos eletrônicos a roupas e calçados no formato de dropshipping e com bastante sucesso.
Para isso, é importante que você invista em um bom planejamento de marketing, no entanto, sobretudo para fazer com que os seus produtos cheguem aos lugares que você realmente deseja que estejam: a casa dos seus consumidores.
Portanto, tão importante quanto decidir qual produto usar, é buscar por aqueles de qualidade, testados e aprovados por você, em seu uso cotidiano.
Precisa de CNPJ para fazer dropshipping?
Algumas empresas parceiras exigirão que você tenha CNPJ, sobretudo quando se tratar de vendas feitas para a compensação futura, o chamado faturamento.
Nesses casos, funcionaria assim: por meio do seu CNPJ, a empresa faz um contrato com a sua empresa. Aí então, mensalmente, cobrará de uma só vez os produtos que você vender no período de tempo, repassando à ela a responsabilidade pela entrega ao seu consumidor.
Essa é uma maneira de otimizar o controle financeiro da sua loja, bem como de manter seu faturamento em dia e, sobretudo, atender de forma rápida, simples e otimizada ao seu cliente em todas as compras que ele fizer.
Além disso, o CNPJ também permite que você emita notas fiscais de forma correta, para cada venda que você realizar, dando mais segurança ao seu consumidor e transparência a todas as negociações que você fizer.
Quanto se ganha com dropshipping?
O céu é o limite quando se trata dos ganhos que você pode ter fazendo dropshipping, até porque o mercado digital está em constante expansão e você pode fazer parte disso com a sua loja, levando a sua experiência e esforço para os seus clientes.
Assim, quando se trata dos ganhos que você pode ter com o dropshipping, vale sempre a máxima: estude, se informe e invista toda a sua energia no seu sonho de ter uma loja bem-sucedida, pois esse é o passo que foi dado por todos que chegaram onde você quer estar.
Conclusão
Encontrar um nicho de mercado tão aquecido quanto as vendas virtuais é, sem dúvida, algo empolgante e que se torna ainda maior quando conhecemos a modalidade de vendas sem estoque, o dropshipping.
A empolgação, no entanto, deve prosseguir contigo, aumentando suas horas de estudo diárias e fazendo com que você se torne um expert em vendas e em negociação com fornecedores, dois dos pontos essenciais para o sucesso do seu negócio digital.
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