A política de devolução é muito mais do que apenas uma regra retirada do Código de Defesa do Consumidor. Ela também é um grande decisor na hora da compra online. Quer saber mais? Continue a leitura!
Muito mais do que uma regra do Código de Defesa do Consumidor, a política de devolução é uma extensão do atendimento ao cliente e pode ser um forte decisor na hora da compra de um produto.
Segundo uma pesquisa feita pela e-Bit, cerca de 13 milhões de brasileiros preferem comprar pela internet, mas 47% deles passam a comprar menos após problemas para trocar produtos.
A insatisfação ou desistência da compra pode se dar por diversos fatores, incluindo o não atendimento de expectativas, a dificuldade de manuseio do produto, defeitos e avarias sofridas durante o armazenamento ou entrega.
Ter uma política de devolução bem definida e um sistema para organizar as trocas e devoluções são de extrema importânica para que você não passe horas trocando e-mails ou mensagens com clientes ou pague mais caro por uma troca.
Quer saber como estruturar? Continue lendo!
O que é política de devolução?
A política de devolução é uma regra estabelecida pela loja ou varejista, para gerenciar o processo pelo qual os clientes devolvem ou trocam mercadorias indesejadas ou com defeito que foram comprados na loja ou e-commerce durante um período de tempo.
Por via de regra e obedecendo ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), os produtos comprados online ou pelo telefone têm um período de 7 dias, a partir da data de recebimento, para que o comprador possa cancelar a compra, assinatura ou devolver o produto.
Mesmo oferecendo a liberdade para que cada loja estabeleça suas próprias políticas de devolução, o CDC oferece também uma série de normas para que consumidores e lojistas não sejam prejudicados.
Além do Decreto 7.962/2013, que regulamenta as trocas e devoluções para compras online, o próprio CDC prevê os direitos do consumidor e impõe limites.
Segundo os artigos 18, 26 e 49, os consumidores têm direito à troca de produtos com problemas na qualidade ou na quantidade, e também permitem que as lojas façam trocas mesmo quando o produto não está avariado, como uma cortesia.
No caso das compras feitas fora do ponto de venda físico, o artigo 49 garante que o consumidor tenha até 7 dias para desistir da compra e ter o reembolso garantido.
O artigo 26 ainda determina que o período para que o consumidor possa reclamar sobre defeitos ou vícios é de:
- 30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato;
- 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.
O lojista tem até 30 dias para resolver o problema e, caso demore mais que o previsto no CDC, o consumidor poderá ser reembolsado, obter a substituição do item ou ter restituição parcial do valor pago.
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Política de troca, arrependimento e desistência. Qual a diferença?
Quando falamos em definir política de devolução, falamos em estabelecer prazos, regras e limitações para que as trocas, arrependimentos e desistência de um produto possa ocorrer de forma simples para o consumidor, sem causar prejuízo para o seu negócio.
Por esse motivo, você deve estabelecer regras e disponibilizá-las em uma página do seu site, de forma acessível para os seus clientes.
Para definir tais regras, vale calcular, por exemplo, o valor dos produtos, da entrega e os custos de devolução, para só então estabelecer tais regras.
O que é a Política de Troca
A política de troca deve considerar o cliente em primeiro lugar. Uma boa política de troca será o divisor de águas entre a fidelização do cliente ou o afastamento do cliente.
A política de troca abraça os produtos que apresentam avarias ou vícios de qualidade, ou que não atendem às expectativas do cliente em relação ao produto apresentado.
Dessa forma, a sua loja precisa oferecer uma política de trocas facilitada para que o cliente possa escolher um produto de valor similar ou utilizar o valor pago como parte do pagamento em outros produtos.
Tenha em mente que, uma vez que o comprador pede a troca de algum produto, ele já está com a confiança abalada e, quando as políticas de devolução não existem ou são muito complexas, o cliente não voltará a comprar novamente.
Arrependimento e desistência
A política de arrependimento e desistência é garantida pelo artigo 49 do CDC, sendo válido para as compras realizadas fora do ponto de venda físico. Ele garante ao consumidor um prazo de 7 dias a partir do recebimento, para desistir da compra.
Nesse caso, o e-commerce é obrigado a receber o produto e realizar a devolução do dinheiro.
Como criar minha própria política de devolução?
O primeiro passo para criar a sua própria política de devolução é estabelecer as regras do seu estabelecimento, respeitando as normas do CDC.
Você precisa comunicar claramente quais são os passos e condições para a troca, além de definir o tempo para desistência e devolução de mercadorias.
Fica à critério do lojista oferecer o tempo mínimo previsto pelo CDC ou estender o período para os pedidos de trocas, devoluções ou desistência. Apesar do período de 7 dias ser o mais comum, algumas lojas chegam a oferecer 30 dias para o cliente mudar de ideia!
Além disso, a loja também precisa definir os itens que podem ser trocados e as condições para a troca (como situação da embalagem, condições do produto).
Divulgue a política de devolução
Depois de escrever a política de devolução da sua loja online, você deverá criar uma forma de divulgação exclusiva para ela.
A maioria dos sites cria uma página exclusiva para a política de devolução, com acesso pela página principal e inclui links de acesso durante a navegação no carrinho de compras, mas você também pode divulgar a sua política de devolução em:
- Páginas da FAQ
- Páginas de produto
- Rodapé do seu site
- Checkout
- Chat de atendimento
Uma dica valiosa é ressaltar a facilidade de troca ou devolução nos banners do seu site e anúncios.
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Tenha bom senso
Antes de ser vendedor, você é consumidor. Por isso, tenha políticas de troca que gostaria de obter em outras lojas.
Ofereça um sistema de trocas simplificado, tanto para o cliente, quanto para você. Adote um sistema simples para liberação de pedidos de troca e devolução, como uma página específica ou o chat de atendimento.
Torne a política de devolução mais simples possível para o seu cliente e, de preferência, ofereça um sistema para acompanhar o processo de troca, imprimir etiquetas de envio, encontrar endereço e etc.
Seja ágil e mantenha o seu cliente informado
Quanto mais rápido você resolver o problema do seu cliente, mais feliz ele vai ficar com a sua loja, o que pode evitar diversos problemas como processos, reclamações e avaliações ruins.
Por isso, adote um processo simplificado e ofereça a oportunidade de acompanhamento do processo de devolução. Um outro ponto a ser considerado é a adoção para o frete expresso no segundo envio.
O tempo de reembolso também deverá ser curto. O ideal é que o reembolso seja feito no momento em que a mercadoria dá entrada no estoque novamente.
Adote sistema de logística reversa
A logística reversa é a peça-chave para trocas e devoluções mais rápidas, seguras e transparentes para o seu cliente.
Com a logística reversa é possível liberar etiquetas de envio, embalagens, dar entrada nos produtos e cancelar notas fiscais. Isso torna o processo de envio ou reembolso muito mais rápido.
Lembre-se: se você estiver usando plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre, entre outros, precisará seguir a política de devolução e troca dessas plataformas.
Armadilhas de uma política de trocas mal implementada
Uma política de troca mal implementada começa a aparecer na forma de avaliações negativas, reclamações em sites ou no Procon e até em processos.
Por isso é muito importante que você tenha uma política de troca bem definida antes mesmo de abrir a sua loja e fazer revisões periódicas em todo o processo, para ver o que pode ser melhorado.
O ideal é que você deixe o processo o mais automatizado possível para que se tenha agilidade, mas também deverá tratar o atendimento e feedback como individual e relevante para o seu negócio.
Vantagens de uma política de troca focada no cliente
Políticas de troca mal definidas ou desorganizadas podem ser um motivo para que 44% dos clientes desistam de comprar no seu site.
Quanto mais simples é o processo de compra e de troca, mais confiança o seu cliente terá. A experiência de troca fácil e rápida pode fidelizar clientela e trazer avaliações positivas sobre o seu negócio.
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Modelo de política de troca e devolução para uma loja virtual
Confira o modelo de política de troca e adapte para o seu site:
Quer trocar ou devolver o seu pedido? Nós vamos te ajudar! As devoluções ou trocas por arrependimento poderão ser feitas em até 7 dias, de acordo com o que consta no Código de Defesa do Consumidor. Você poderá trocar o seu produto por créditos na loja, mercadoria similar ou o reembolso do valor pago. Oferecemos também até 30 dias para trocar o seu produto por outro, independente do motivo. Observe, no entanto, as exceções da nossa política: –Os itens deverão estar nas embalagens originais e com as etiquetas; –Os itens não poderão ter sinais visíveis de uso; -Peças promocionais não são passíveis de troca ou devoluções. Produtos com defeito ou avarias, poderão ser trocados em até 7 dias pela loja. Após esse período, entrar em contato com a garantia de fábrica. Para trocar um produto basta seguir os passos abaixo: –Acesse o link exemplo.com.br/trocas-e-devolucoes; -Faça login com a senha e e-mail cadastrados; -Escolha o produto que deseja trocar ou devolver; -Selecione se deseja fazer uma troca ou apenas devolver o produto;Imprima a etiqueta de envio e a nota de transporte gerada pelo sistema; -Vá até o endereço “exemplo” e faça o envio dos produtos. Assim que o produto for recebido em nosso estoque, o sistema fará a liberação dos créditos para a escolha de um novo produto ou reembolso. Em casos de pagamentos por boleto, enviar um e-mail para [email protected] com o seu nome completo, número do pedido e dados da sua conta bancária para depósito. Veja também: –Quanto tempo leva para receber meu reembolso? –Por quanto tempo os créditos para troca ficam disponíveis? -Como devolver itens avariados ou com defeito? –Meu produto foi extraviado, e agora? |
Conclusão
Mesmo com todos os esforços para que a sua loja ofereça a melhor experiência e produtos para os clientes, você sempre vai encontrar clientes insatisfeitos por alguma razão.
Por isso, você precisa ter em mente como lidar com esses consumidores e ter um plano pronto, para que nada saia do seu controle e se torne um problema maior para o seu negócio.
Lembre-se de que a agilidade para resolver um problema com um cliente insatisfeito é a forma mais fácil de evitar avaliações ruins e reclamações de clientes.
Elabore uma política de devolução simples e objetiva, com recursos automatizados e logística reversa, para que o seu cliente não dependa do seu horário de atendimento para realizar uma troca ou devolução.
Mantenha seu cliente sempre informado do processo, do início ao fim e deixe todo o processo o mais transparente possível.
no dropshiping, como funciona o processo de devolução? O comprador devolve o produto direto pro fornecedor? ou o produto com defeito (por exemplo) é devolvido para o lojista?Quem paga os custos desse frete? (o lojista ou o fornecedor do produto?)
Oi Alexandre, tudo bem? Em casos de troca, devoluções ou estornos de pagamento por parte do comprador, emitiremos para ele uma etiqueda de envio para retorno do produto ao fornecedor e faremos o estorno do valor pago por ele se for o caso. Mas somente após o fornecedor receber o produto e constatar que está tudo em conformidade.
Em nenhuma hipótese o cliente comprador do produto terá seu dinheiro devolvido antes do fornecedor receber o produto enviado.
Com a etiqueta de postagem, o comprador do produto poderá se dirigir a uma agência dos correios ou ponto de coleta mais próximo e bastará entregar o pacote. Ele fará uso do nosso contrato logístico.